Patrocínio Logo TV Alterosa
Euro R$ 6,28
Dólar R$ 5,59
Sol com muitas nuvens durante o dia e períodos de céu nublado. Noite com muitas nuvens.
Belo Horizonte
26º 16º

Agricultura familiar e alimentação escolar serão fortalecidas em MG

Parceria entre Emater-MG e Secretaria de Estado de Educação irá resultar na execução do Projeto Educação Alimentar nas Escolas

(Foto: Rafael Soal/Emater-MG)
Guto Moreira
22 de novembro de 2021
compartilhe

A Emater-MG e a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais firmaram um contrato para aprimorar e ampliar a oferta de alimentos da agricultura familiar junto à Rede Estadual de Ensino, fortalecendo as ações do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

A lei que regulamenta o PNAE estabelece que 30% dos recursos repassados aos estados e municípios pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), devem ser usados na aquisição de alimentos produzidos pela agricultura familiar.

O contrato é válido por um ano, podendo ser prorrogado em até 60 meses. Para orientar a compra dos produtos pelas escolas, a Emater-MG irá elaborar diagnósticos semestrais, por município, com os produtos ofertados de interesse da alimentação escolar, os quantitativos e época de produção. Os diagnósticos serão fornecidos às escolas estaduais e às Superintendências Regionais de Ensino (SREs).

Extensionistas da empresa farão visitas às propriedades rurais para orientar os agricultores familiares sobre produção sustentável, custo de produção, crédito rural, atendimento à legislação ambiental e outros temas.

A parceria entre Emater-MG e Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais irá resultar na execução do Projeto Educação Alimentar nas Escolas, proporcionando aos alunos e à comunidade escolar experiências que apresentem a diversidade local de alimentos e receitas tradicionais que incentivem o combate ao desperdício e aproveitamento dos alimentos.

compartilhe