Agricultura

China determina “prioridade máxima” para estocar alimentos

Publicado por
Ricardo Miranda

A guerra na Ucrânia segue influenciando a economia do planeta. Com o avanço dos bombardeios e sem previsão de solução, o governo chinês determinou que o estoque de alimentos para abastecer o mercado interno do país asiático é “prioridade máxima”. A preocupação é que o conflito gere um aumento global de commodities e possa levar até ao desabastecimento de alguns produtos.

Milho está entre os produtos que devem ser estocados pelos chineses. (Foto: Mapa)

A Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma, principal órgão econômico da China, ordenou que os compradores estatais façam a compra de produtos como petróleo, gás, minério de ferro, milho e trigo, de forma a garantir o estoque interno e se preparar para eventuais “lacunas” causadas pela guerra. O governo chinês não fez nenhuma menção aos preços, indicando que o custo não é uma preocupação e a prioridade é garantir o abastecimento.

O interesse de Pequim é garantir a segurança alimentar e energética do país e observa com preocupação os efeitos que a guerra pode causar ao longo dos próximos dias.

Efeitos globais

Preço do barril de petróleo ultrapassou US$ 110. (Foto: Petrobrás)

Assim como a China, outros países já se preparam para possíveis consequências causadas pela guerra. A tensão no Leste Europeu causar problemas logísticos e afetar o abastecimento de diversos produtos. Em Londres, o barril de petróleo já subiu 8,6% e o preço do alumínio 3,4%. Em Chicago, nos Estados Unidos, o valor do milho cresceu 3% e o do trigo 7,6%.

A Rússia é o maior país fornecedor de fertilizantes para o Brasil. A possibilidade de encontrar dificuldade para importar esses produtos preocupa os agricultores brasileiros, que já perceberam o aumento no preço de alguns itens. O mercado de combustíveis é outra preocupação. O preço do barril do petróleo ultrassou a marca de US$ 110 nessa quarta-feira e o mercado sinaliza a possibilidade de uma alta ainda maior, já que a Rússia responde por cerca de 10% da produção mundial de petróleo.

Postagens Recentes

Café é líder nas exportações do agronegócio mineiro

Café é líder das exportações do agronegócio mineiro Ler Mais

3 semanas atrás

Andamento da colheita de café no Brasil

Como estão os números da colheita de café, segundo consultoria Ler Mais

3 semanas atrás

Alysson Paolinelli: últimas despedidas acontecem em Belo Horizonte

Engenheiro agrônomo, ex-ministro e pioneiro no agronegócio: velório de Alysson Paolinelli acontece nesta sexta-feira, em… Ler Mais

3 semanas atrás

Brasileiro vence o World Barista Championship com café do Sul de Minas

Conheça o campeão do concurso que elegeu o melhor barista do mundo Ler Mais

4 semanas atrás

Os números das exportações do agronegócio mineiro entre Janeiro e Maio

Houve registro de queda nas exportações Ler Mais

4 semanas atrás

Varejo registra aumento das vendas de café no Brasil

Varejo registra aumento das vendas de café no Brasil, acompanhe como foram as altas Ler Mais

4 semanas atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!