Quem trabalha na lida do gado sabe que determinadas raças têm o costume de esconder os bezerros para protegê-los de predadores. O problema é que esse instinto materno animal acaba por dificultar os tratos ao recém-nascido. A cura do umbigo, por exemplo, é um deles.
Erivelton Moreira Souza, de 39 anos, é bacharel em direito, mas foi no campo que encontrou a paixão da vida dele. Atualmente ele se dedica à pecuária de corte, na zona rural de Governador Valadares, no Leste de Minas. Como em todo negócio existem os desafios, o pecuarista se viu numa situação complicada quando os bezerros começaram a sumir no pasto. Então ele criou uma maneira de resolver o problema.
A invenção do Erivelton é formada por uma coleira plástica, própria para carneiros, atrelada a um dispositivo que emite um bip a cada 30 segundos. Ela funciona com 4 pilhas alcalinas que têm duração de 7 dias. Segundo o inventor, o intervalo de tempo entre um toque e outro garante a localização. Além disso, ele afirma que o barulho não incomoda o animal, pois cada toque dura 3 segundos quando ligado.
Erivelton contou para o Uai Agro que houve um grande ganho na sanidade dos animais, pois agora ele pode encontrar facilmente as crias e curar os umbigos duas vezes ao dia. Com isso, as vacas nelore também ficaram mais condicionadas, dóceis e, em alguns casos, até param de esconder as crias.
Veja a coleira funcionando:
Então leia também:
Cafeicultor cria terreiro mecânico de secagem e ganha prêmio
Café é líder das exportações do agronegócio mineiro Ler Mais
Como estão os números da colheita de café, segundo consultoria Ler Mais
Engenheiro agrônomo, ex-ministro e pioneiro no agronegócio: velório de Alysson Paolinelli acontece nesta sexta-feira, em… Ler Mais
Conheça o campeão do concurso que elegeu o melhor barista do mundo Ler Mais
Houve registro de queda nas exportações Ler Mais
Varejo registra aumento das vendas de café no Brasil, acompanhe como foram as altas Ler Mais