A empresa Bayer, multinacional alemã que atua nas áreas de saúde e nutrição, anunciou, no Brasil, um projeto sustentável inovador. Caminhões movidos a diesel estão sendo substituídos por veículos elétricos, movidos a gás natural veicular (GNV) ou biometano. A transição da frota da empresa tem acontecido de maneira gradativa e não houve custo adicional, segundo a líder de cadeia de fornecimento da empresa, Schirley Wirtti.
“A adoção de modais sustentáveis de transporte não trouxe prejuízo algum para a eficiência de nossas operações. Foi uma decisão de custo zero, o que quebra o paradigma de que modernizar as operações e torná-las mais ecológicas e sustentáveis custa caro e é inviável numa perspectiva financeira ou de eficiência. Além disso, em função da força da nossa marca, nossos fornecedores estão investindo em alternativas limpas, pois consideram que desenvolver isto junto à Bayer agrega valor aos seus negócios”, revelou.
A implantação começou no dia 22 de junho, quando foi registrada a primeira entrega de um produto por meio de um caminhão elétrico 100% limpo, sem qualquer emissão de CO2. Segundo a empresa, entre maio e junho, a adoção de modais sustentáveis já evitou a emissão de 110 toneladas de CO2.
“Trata-se de uma iniciativa pioneira. Estamos dando, em colaboração com os nossos fornecedores e parceiros, o primeiro passo do que será uma longa jornada de inovação ecológica no agronegócio brasileiro”, comenta Wirtti.
Com estes passos a empresa estima evitar, até o fim do ano, a emissão de quantidades significativas de gases que causam efeito estufa, visto que os modais sustentáveis trazem benefícios de 20% a 100% de redução de emissão de CO2, dependendo da opção adotada.
A Cooxupé conquistou o primeiro lugar entre as cooperativas do ramo agropecuário no Anuário 2023 Ler Mais
O Brasil exportou 2,991 milhões de sacas de 60 quilos de café em julho Ler Mais
Inscrições podem ser feitas online Ler Mais
Veja o quanto já foi disponibilizado pelo Funcafé aos cafeicultores Ler Mais
Café é líder das exportações do agronegócio mineiro Ler Mais
Como estão os números da colheita de café, segundo consultoria Ler Mais