Patrocínio Logo TV Alterosa
Euro R$ 5,27
Dólar R$ 4,84
Sol com algumas nuvens. Não chove.
Belo Horizonte
23º

Empresa troca caminhões tradicionais por modelos sustentáveis

Substituição de veículos a diesel por modelos elétricos ou a gás não teve custos adicionais

A imagem mostra um caminhão sustentável na rodovia
Nos últimos dois meses, já foi evitada a emissão de 110 toneladas de CO2. Foto/Divulgação
Washington Bonifácio
22 de julho de 2021
compartilhe

A empresa Bayer, multinacional alemã que atua nas áreas de saúde e nutrição, anunciou, no Brasil, um projeto sustentável inovador. Caminhões movidos a diesel estão sendo substituídos por veículos elétricos, movidos a gás natural veicular (GNV) ou biometano. A transição da frota da empresa tem acontecido de maneira gradativa e não houve custo adicional, segundo a líder de cadeia de fornecimento da empresa, Schirley Wirtti.

“A adoção de modais sustentáveis de transporte não trouxe prejuízo algum para a eficiência de nossas operações. Foi uma decisão de custo zero, o que quebra o paradigma de que modernizar as operações e torná-las mais ecológicas e sustentáveis custa caro e é inviável numa perspectiva financeira ou de eficiência. Além disso, em função da força da nossa marca, nossos fornecedores estão investindo em alternativas limpas, pois consideram que desenvolver isto junto à Bayer agrega valor aos seus negócios”, revelou.

A implantação começou no dia 22 de junho, quando foi registrada a primeira entrega de um produto por meio de um caminhão elétrico 100% limpo, sem qualquer emissão de CO2. Segundo a empresa, entre maio e junho, a adoção de modais sustentáveis já evitou a emissão de 110 toneladas de CO2.

“Trata-se de uma iniciativa pioneira. Estamos dando, em colaboração com os nossos fornecedores e parceiros, o primeiro passo do que será uma longa jornada de inovação ecológica no agronegócio brasileiro”, comenta Wirtti.

Com estes passos a empresa estima evitar, até o fim do ano, a emissão de quantidades significativas de gases que causam efeito estufa, visto que os modais sustentáveis trazem benefícios de 20% a 100% de redução de emissão de CO2, dependendo da opção adotada.

compartilhe