Leite

Evento debate ciência e tecnologia na inovação do setor lácteo

Publicado por
Vivia de Lima

O papel das instituições de Ciência e Tecnologia na inovação do setor lácteo foi apresentado, nesta terça-feira, 26, por pesquisadores da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), no Sistema InovaLácteos. É um projeto estadual dedicado à aceleração de startups para desenvolver soluções tecnológicas para a cadeia de produção de leite e derivados. O polo juiz-forano do sistema é coordenado pelo pesquisador Virgílio dos Anjos. O projeto terá três anos de duração e mais de 120 startups. Todo o evento foi transmitido pelo  Youtube.

De acordo com pesquisa da Associação Mineira de Supermercados (Amis), os lácteos contam com uma grande penetração nos lares mineiros e representam cerca de 10% do faturamento do setor, com cerca de 78% desse faturamento proveniente de leite longa vida, queijos de todos os tipos, iogurtes, leites condensados e sorvetes. Por isso, a importância de articulação entre os diversos elos das cadeias produtivas para melhor informarem ao consumidor sobre a história e o que está contido em cada produto.

Quatro núcleos

O Sistema InovaLácteos é executado pela Agência de Inovação Polo do Leite e tem o apoio do Governo de Minas e conta com recursos da Fapemig (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais). “O evento mobilizou agentes importantes do setor, como o próprio governo estadual, as universidades e institutos de pesquisa, e as fundações responsáveis por operacionar os projetos”, destacou o pesquisador juiz-forano.  Ao todo, o sistema InovaLácteos conta com quatro núcleos de aceleração espalhados por Minas Gerais, localizados nas cidades Juiz de Fora, Viçosa, Uberaba e Lavras.

Postagens Recentes

Café é líder nas exportações do agronegócio mineiro

Café é líder das exportações do agronegócio mineiro Ler Mais

2 dias atrás

Andamento da colheita de café no Brasil

Como estão os números da colheita de café, segundo consultoria Ler Mais

2 dias atrás

Alysson Paolinelli: últimas despedidas acontecem em Belo Horizonte

Engenheiro agrônomo, ex-ministro e pioneiro no agronegócio: velório de Alysson Paolinelli acontece nesta sexta-feira, em… Ler Mais

5 dias atrás

Brasileiro vence o World Barista Championship com café do Sul de Minas

Conheça o campeão do concurso que elegeu o melhor barista do mundo Ler Mais

1 semana atrás

Os números das exportações do agronegócio mineiro entre Janeiro e Maio

Houve registro de queda nas exportações Ler Mais

1 semana atrás

Varejo registra aumento das vendas de café no Brasil

Varejo registra aumento das vendas de café no Brasil, acompanhe como foram as altas Ler Mais

1 semana atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!