Agricultura

Falta de insumos pode atrapalhar safra 2021/2022

Publicado por
Ricardo Miranda

A Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil) alertou que a safra 2021/2022 pode ser comprometida pela falta de insumos, principalmente fertilizantes e defensivos agrícolas. De acordo com a Aprosoja Brasil, vários produtores estão preocupados com atrasos e até cancelamentos de contratos para compra desses insumos.

Atraso na entrega de insumos pode comprometer o plantio. (Foto: Jaelson Lucas/AEN-PR)

O plantio da safra 2021/2022 já está autorizado na maior parte do país, mas muitos agricultores ainda não começaram o cultivo porque não conseguiram receber os insumos para o plantio. A Aprosoja destacou que o herbicida glifosato, um dos mais utilizados no planeta, está na lista de produtos com entregas atrasadas. “Na prática, a falta destes produtos pode comprometer a produção rural brasileira, que é o principal alicerce da economia do País na atualidade. Isso porque a não aplicação de insumos no momento correto do plantio de soja e de milho reduzirá o volume e a qualidade da safra de grãos produzidos no País”, alertou a associação.

Produtividade ameaçada

Com a falta de fertilizantes e defensivos agrícolas as lavouras perdem produtividade, comprometendo a renda dos agricultores e também afetando o abastecimento. A Aprosoja alerta, inclusive, para a possibilidade de aumento do preço dos alimentos, caso os prejuízos à safra 2021/2022 se confirmem.

Problemas podem prejudicar a produtividade das lavouras e comprometer preço dos alimentos. (Foto: Agência Brasil)

A associação alerta que o atraso na aplicação dos insumos nas lavouras de soja também pode reduzir o período adequado para o cultivo do milho da safra verão, resultado em desabastecimento do cereal e, consequentemente, encarecimento dos preços do milho, carne, ovos, leites e derivados.

Em meio aos atrasos e cancelamentos de contratos, a Aprosoja pediu às empresas que cumpram as entregas dos insumos, para que as produções não sejam comprometidas. A associação também divulgou orientações aos produtores: “pedimos aos produtores que continuem levando ao conhecimento da Aprosoja Brasil todos os casos de cancelamentos, assim como o nome das empresas envolvidas, para que sejam adotadas as medidas necessárias e gestões para buscar normalizar o abastecimento”, destacou a Aprosoja.

Postagens Recentes

Café é líder nas exportações do agronegócio mineiro

Café é líder das exportações do agronegócio mineiro Ler Mais

3 semanas atrás

Andamento da colheita de café no Brasil

Como estão os números da colheita de café, segundo consultoria Ler Mais

3 semanas atrás

Alysson Paolinelli: últimas despedidas acontecem em Belo Horizonte

Engenheiro agrônomo, ex-ministro e pioneiro no agronegócio: velório de Alysson Paolinelli acontece nesta sexta-feira, em… Ler Mais

3 semanas atrás

Brasileiro vence o World Barista Championship com café do Sul de Minas

Conheça o campeão do concurso que elegeu o melhor barista do mundo Ler Mais

3 semanas atrás

Os números das exportações do agronegócio mineiro entre Janeiro e Maio

Houve registro de queda nas exportações Ler Mais

3 semanas atrás

Varejo registra aumento das vendas de café no Brasil

Varejo registra aumento das vendas de café no Brasil, acompanhe como foram as altas Ler Mais

4 semanas atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!