A Prefeitura de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, realiza desde 2019 uma pesquisa sobre o uso de pó de basalto como remineralizador do solo. O produto foi aplicado em terras da Fundação de Excelência Rural de Uberlândia (Ferurb), onde há alguns dias foram colhidos mais de dois mil maços de hortaliças. 70 caixas com rúculas e alfaces foram doadas.
As hortaliças foram plantadas e colhidas sem o uso de nenhum tipo de agrotóxico, a partir de uma parceria entre a Secretaria de Agronegócio, Economia e Inovação com a Universidade Federal de Uberlândia (UFU). “Em 2019, começamos uma pesquisa para comprovar a eficiência do pó de basalto na remineralização do solo, o que levou nossa cidade a ser o primeiro Polo Agromineral Verde do Brasil. Isso é tudo que o mundo precisa: um agronegócio mais produtivo e com menos uso de defensivos”, ressaltou o prefeito Odelmo Leão.
Após a colheita das hortaliças, a Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação, fez a doação da colheita para 15 instituições sociais cadastradas pela prefeitura. “O experimento contou com a utilização do pó de basalto sob orientação minuciosa e preciosa da Secretaria de Agronegócio, Economia e Inovação. Após as análises da nossa olericultura, toda a produção está sendo doada compondo a alimentação de várias entidades carentes, com o auxílio efetiva da Secretaria Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação”, explica Carlos Nazareno, diretor geral da Ferurb.
Engenheiro agrônomo, ex-ministro e pioneiro no agronegócio: velório de Alysson Paolinelli acontece nesta sexta-feira, em… Ler Mais
Conheça o campeão do concurso que elegeu o melhor barista do mundo Ler Mais
Houve registro de queda nas exportações Ler Mais
Varejo registra aumento das vendas de café no Brasil, acompanhe como foram as altas Ler Mais
Plano Safra: governo anuncia previsão de R$ 364,2 bilhões para produtores rurais Ler Mais
Morre aos 89 anos Otto Vilas Boas Ler Mais