Agricultura

La Niña está de volta e deve impactar produtividade da próxima safra

Publicado por
Ricardo Miranda

Em outubro boa parte do Brasil registrou chuva irregular e moderada, sobretudo na faixa entre o Rio Grande do Sul até Mato Grosso do sul e São Paulo. Entretanto, em grande parte da região central do país o volume de chuvas ficou acima da média. As temperaturas foram amenas, com exceção do Sul do Brasil onde os termômetros ficaram acima da média esperada pro mês.

Inmet divulgou recentemente a previsão do tempo estendida até abril de 2022. (Foto: Clima Tempo)

De acordo com climatologistas ventos alísios estiveram mais fortes que o normal e também foi observada a continuidade da redução das temperaturas do Pacífico Equatorial, o que, segundo meteorologistas, confirma a atuação do La Niña. Em agosto um especialista ouvido pelo Uai Agro já havia alertado sobre a ocorrência desse tipo de fenômeno.

Modelos climáticos indicam que o La Niña deve ser observado até o próximo outono, podendo afetar as temperaturas e as chuvas dos próximos meses, se tornando um ponto de preocupação para os agricultores. “No entanto, no momento, a intensidade do atual La Niña é inferior ao último evento ocorrido”, destaca Williams Ferreira, pesquisador da Embrapa.

Previsão para os próximos meses

Recentemente o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) divulgou a previsão meteorológica estendida até abril de 2022. Para as próximas semanas é esperado maior volume de chuvas em algumas regiões do país, incluindo em Minas Gerais, no Norte, Jequitinhonha, Vale do Rio Doce e Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Em relação às temperaturas, em razão do La Niña a previsão é de clima mais ameno no verão. As temperaturas devem ficar dentro da média nos meses de dezembro e janeiro.

Cafeicultores se preparam para os impactos do La Niña. (Foto: Mapa)

Produção de Café

Em razão do grande volume de chuvas previsto para o início do outono e a previsão de uma quantidade acima da média no início do verão, cafeicultores já se preparam para os impactos nas lavouras.

O trabalho vai desde a recuperação do desenvolvimento vegetativo das lavouras que apresentam alto desfolhamento e ainda a recuperação nutricional das plantas até a adubação e pulverizações para repor os nutrientes.

Postagens Recentes

Café é líder nas exportações do agronegócio mineiro

Café é líder das exportações do agronegócio mineiro Ler Mais

2 dias atrás

Andamento da colheita de café no Brasil

Como estão os números da colheita de café, segundo consultoria Ler Mais

2 dias atrás

Alysson Paolinelli: últimas despedidas acontecem em Belo Horizonte

Engenheiro agrônomo, ex-ministro e pioneiro no agronegócio: velório de Alysson Paolinelli acontece nesta sexta-feira, em… Ler Mais

5 dias atrás

Brasileiro vence o World Barista Championship com café do Sul de Minas

Conheça o campeão do concurso que elegeu o melhor barista do mundo Ler Mais

1 semana atrás

Os números das exportações do agronegócio mineiro entre Janeiro e Maio

Houve registro de queda nas exportações Ler Mais

1 semana atrás

Varejo registra aumento das vendas de café no Brasil

Varejo registra aumento das vendas de café no Brasil, acompanhe como foram as altas Ler Mais

1 semana atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!