Eventos

Manhuaçu faz evento de valorização do café das Matas de Minas

Publicado por
Washington Bonifácio

O Conselho da Região das Matas de Minas e o Sebrae Minas promoveram, esta semana, o workshop Valorização do café das Matas de Minas, no auditório do Sicoob Credilivre, no centro de Manhuaçu.

O encontro reuniu produtores e empreendedores do setor que buscam ampliar o relacionamento e fomentar a cafeicultura regional. Durante dois momentos, o consultor do Sebrae, Rogério Ern, conduziu as discussões sobre a estrutura da indicação geográfica das Matas de Minas e ampliação do envolvimento e pertencimento da cadeia produtiva dos 64 municípios envolvidos.

Perpectivas

A Região das Matas de Minas conquistou um importante reconhecimento com a Indicação Geográfica (IG). Durante o workshop, Rogério Ern ressaltou a importância dos cafés especiais, nas certificações e no reconhecimento no mercado dos cafés com IG.

Os cafeicultores arrecadam, em média, R$ 8 bilhões, por ano, nas Matas de Minas. (Foto: Portal Caparaó)

Depois das apresentações sobre a formatação do conselho, atribuições e atividades, os participantes foram chamados a discutir as perspectivas futuras sobre o status atual da Indicação Geográfica Matas de Minas e ações importantes de fortalecimento da marca.

Uma das deliberações é o fortalecimento dos comitês integrantes do conselho, como a parte de degustação e classificação, o lado técnico e científico e o grupo tático.

Decisão em grupo

Durante o evento, os participantes criaram grupos de trabalho para definir ações e estratégias que permitam gerar visibilidade. A ideia é melhorar a comunicação interna e externa, e garantir maior engajamento e pertencimento dos produtores à região das Matas de Minas. Além disso, estratégias de conexão e aproximação com segmentos importantes para a cadeia produtiva foram discutidas.

Discussões em grupo aconteceram durante o evento. (Foto: Portal Caparaó)

As cidades que formam a Região das Matas de Minas totalizam uma população de 1 milhão de habitantes. Atualmente, os cafeicultores arrecadam cerca de R$ 8 bilhões por ano, seja pela comercialização nos próprios municípios ou com a exportação. Do total de propriedades, 80% são de pequenos agricultores, que plantam até 20 hectares de terra.

Com informações de Carlos Henrique Cruz.

Postagens Recentes

Café é líder nas exportações do agronegócio mineiro

Café é líder das exportações do agronegócio mineiro Ler Mais

1 mês atrás

Andamento da colheita de café no Brasil

Como estão os números da colheita de café, segundo consultoria Ler Mais

1 mês atrás

Alysson Paolinelli: últimas despedidas acontecem em Belo Horizonte

Engenheiro agrônomo, ex-ministro e pioneiro no agronegócio: velório de Alysson Paolinelli acontece nesta sexta-feira, em… Ler Mais

1 mês atrás

Brasileiro vence o World Barista Championship com café do Sul de Minas

Conheça o campeão do concurso que elegeu o melhor barista do mundo Ler Mais

1 mês atrás

Os números das exportações do agronegócio mineiro entre Janeiro e Maio

Houve registro de queda nas exportações Ler Mais

1 mês atrás

Varejo registra aumento das vendas de café no Brasil

Varejo registra aumento das vendas de café no Brasil, acompanhe como foram as altas Ler Mais

1 mês atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!