O Auditório do Museu Ferroviário, em Juiz de Fora, recebeu nesta semana o Programa Nossa Água, onde foi apresentado aos produtores rurais das 18 propriedades contempladas o Projeto Individual de Propriedade (PIP). Este, que é um diagnóstico da propriedade e indica a necessidade de projetos de reflorestamento, visa a conservação do solo e de sua água, para uma produção sustentável e abastecimento do município.
“Foi feito o diagnóstico em parceria com a Emater, e detectada a necessidade de uma iniciativa de controle. O objetivo é identificar os problemas e apresentar soluções viáveis aos produtores, e que não prejudiquem o meio ambiente”, afirmou a secretária de Sustentabilidade em Meio Ambiente e Atividades Urbanas, Aline Junqueira.
Segundo Ignacio Delgado, secretário de Desenvolvimento Sustentável e Inclusivo, da Inovação e Competitividade (Sedic), “é importante entender que uma política de desenvolvimento deve ser necessariamente sustentável.Esse programa vai garantir a preservação das nascentes na nossa região e ser um atrativo para que o desenvolvimento ocorra. É satisfatório ver que produtores rurais da cidade se envolveram no trabalho de preservação, porque é uma condição para que a cidade e nossa agropecuária se fortaleçam”.
Sobre o resultado do diagnóstico e os próximos passos a serem realizados, o coordenador técnico regional da Emater, Gilberto Malafaia, afirmou que “o trabalho de levantamento dos indicadores econômicos, sociais e ambientais das propriedades inscritas, utiliza a planilha ISA (Indicadores de Sustentabilidade em Agroecossistemas).Essa planilha mostra os indicadores que devem ser melhorados na propriedade e, de posse disso, a Emater faz o planejamento, através do Plano de Adequação Socioeconômica e Ambiental indicando o que deve ser feito para a melhoria desses indicadores”.
Já para Gilson Expedito da Silva, representante do Sindicato dos Produtores Rurais, “o programa deve tirar o paradigma de fiscalização sob o produtor. Houve a contratação de uma empresa séria, e que eu vejo que será um grande ganho para todos os produtores rurais e para o município. Precisamos de informação e soluções, então ficamos muito satisfeitos com o projeto. A intenção e o trabalho é bom, e vocês estão nos ajudando a reconhecer o produtor. Em nome do sindicato, estamos agradecendo e parabenizando a iniciativa”.
O Programa é realizado pela Secretaria de Sustentabilidade em Meio Ambiente e Atividades Urbanas (Sesmaur), em parceria com as secretarias de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Planejamento Urbano (Sepur), Desenvolvimento Sustentável e Inclusivo, da Inovação e Competitividade (Sedic), além da Cesama, e parceria com a Emater e o Sindicato Rural.
A apresentação integra as comemorações da Semana do Meio Ambiente de Juiz de Fora.
Engenheiro agrônomo, ex-ministro e pioneiro no agronegócio: velório de Alysson Paolinelli acontece nesta sexta-feira, em… Ler Mais
Conheça o campeão do concurso que elegeu o melhor barista do mundo Ler Mais
Houve registro de queda nas exportações Ler Mais
Varejo registra aumento das vendas de café no Brasil, acompanhe como foram as altas Ler Mais
Plano Safra: governo anuncia previsão de R$ 364,2 bilhões para produtores rurais Ler Mais
Morre aos 89 anos Otto Vilas Boas Ler Mais