Patrocínio Logo TV Alterosa
Euro R$ 5,23
Dólar R$ 4,79
Dia de sol com algumas nuvens e névoa ao amanhecer. Noite com poucas nuvens.
Belo Horizonte
23º 13º

PIP é apresentado a produtores rurais de Juiz de Fora

Projeto visa produção sustentável e sem impactos negativos ao meio ambiente

Vivia de Lima
12 de junho de 2022
compartilhe

O Auditório do Museu Ferroviário, em Juiz de Fora, recebeu nesta semana o Programa Nossa Água, onde foi  apresentado aos produtores rurais das 18 propriedades contempladas o Projeto Individual de Propriedade (PIP). Este, que é um diagnóstico da propriedade e indica a necessidade de  projetos de reflorestamento, visa a conservação do solo e de sua água, para uma produção sustentável e abastecimento do município.
“Foi feito o diagnóstico em parceria com a Emater, e detectada a necessidade de uma iniciativa de controle. O objetivo é identificar os problemas e apresentar soluções viáveis aos produtores, e que não prejudiquem o meio ambiente”, afirmou a secretária de Sustentabilidade em Meio Ambiente e Atividades Urbanas, Aline Junqueira.
Segundo Ignacio Delgado, secretário de Desenvolvimento Sustentável e Inclusivo, da Inovação e Competitividade (Sedic), “é importante entender que uma política de desenvolvimento deve ser necessariamente sustentável.Esse programa vai garantir a preservação das nascentes na nossa região e ser um atrativo para que o desenvolvimento ocorra. É satisfatório ver que produtores rurais da cidade se envolveram no trabalho de preservação, porque é uma condição para que a cidade e nossa agropecuária se fortaleçam”.

Sobre o resultado do diagnóstico e os próximos passos a serem realizados, o coordenador técnico regional da Emater, Gilberto Malafaia, afirmou que “o trabalho de levantamento dos indicadores econômicos, sociais e ambientais das propriedades inscritas, utiliza a planilha ISA (Indicadores de Sustentabilidade em Agroecossistemas).Essa planilha mostra os indicadores que devem ser melhorados na propriedade e, de posse disso, a Emater faz o planejamento, através do Plano de Adequação Socioeconômica  e Ambiental indicando o que deve ser feito para a melhoria desses indicadores”.

Já para Gilson Expedito da Silva, representante do Sindicato dos Produtores Rurais, “o programa deve tirar o paradigma de fiscalização sob o produtor. Houve a contratação de uma empresa séria, e que eu vejo que será um grande ganho para todos os produtores rurais e para o município. Precisamos de informação e soluções, então ficamos muito satisfeitos com o projeto. A intenção e o trabalho é bom, e vocês estão nos ajudando a reconhecer o produtor. Em nome do sindicato, estamos agradecendo e parabenizando a iniciativa”.

 

O Programa é realizado pela Secretaria de Sustentabilidade em Meio Ambiente e Atividades Urbanas (Sesmaur), em parceria com as secretarias de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Planejamento Urbano (Sepur), Desenvolvimento Sustentável e Inclusivo, da Inovação e Competitividade (Sedic), além da Cesama, e parceria com a Emater e o Sindicato Rural.
A apresentação integra as comemorações da Semana do Meio Ambiente de Juiz de Fora.

compartilhe