Tapiraí, na região Centro-Oeste do estado, já registrou 511mm de chuva só nestes primeiros dias do ano. É bem mais do que o total esperado para o mês de Janeiro. O Rio Perdição transbordou, derrubou pontes, inundou plantações e alagou propriedades, tanto na zona rural quanto na área urbana do município.
O prefeito Vanderlei Resende diz que a geografia do município contribuiu para os impactos. Boa parte da cidade fica numa área de planície, o que agravou os alagamentos. O município ainda avalia os prejuízos. “Praticamente todas as áreas de pastagem foram alagadas. Teve roça de milho que foi tombada, alguns criadores perderam porcos, galinhas e outros animais”, lamenta o prefeito.
A prefeitura diz que ainda não consegue contabilizar o número de propriedades rurais atingidas pelas inundações. Um trabalho em parceria com a Emater vai ajudar no levantamento, que acontece ao longo desta semana.
O município afirma que estuda uma forma de auxílio aos agricultores que tiveram prejuízos em decorrência da chuva. “Nossa arrecadação é muito pequena, mas vamos ver o que será possível fazer. Vamos trabalhar para tentar minimizar as perdas”, finaliza o prefeito.
Café é líder das exportações do agronegócio mineiro Ler Mais
Como estão os números da colheita de café, segundo consultoria Ler Mais
Engenheiro agrônomo, ex-ministro e pioneiro no agronegócio: velório de Alysson Paolinelli acontece nesta sexta-feira, em… Ler Mais
Conheça o campeão do concurso que elegeu o melhor barista do mundo Ler Mais
Houve registro de queda nas exportações Ler Mais
Varejo registra aumento das vendas de café no Brasil, acompanhe como foram as altas Ler Mais