Patrocínio Logo TV Alterosa
Euro R$ 6,44
Dólar R$ 5,69
Chuvoso durante o dia e à noite.
Belo Horizonte
24º 17º

Prefeitura estuda forma de ajudar produtores afetados pela chuva

Em Tapiraí a chuva inundou plantações, matou animais e causou prejuízos tanto na área urbana quanto na zona rural

Diversas áreas de Tapiraí ficaram alagadas. (Foto: TapiraíMG TV)
Ricardo Miranda
10 de janeiro de 2022
compartilhe

Tapiraí, na região Centro-Oeste do estado, já registrou 511mm de chuva só nestes primeiros dias do ano. É bem mais do que o total esperado para o mês de Janeiro. O Rio Perdição transbordou, derrubou pontes, inundou plantações e alagou propriedades, tanto na zona rural quanto na área urbana do município.

Rio Perdição transbordou e causou prejuízos. (Foto: TapiraíMG TV)

O prefeito Vanderlei Resende diz que a geografia do município contribuiu para os impactos. Boa parte da cidade fica numa área de planície, o que agravou os alagamentos. O município ainda avalia os prejuízos. “Praticamente todas as áreas de pastagem foram alagadas. Teve roça de milho que foi tombada, alguns criadores perderam porcos, galinhas e outros animais”, lamenta o prefeito.

Ajuda aos produtores

A prefeitura diz que ainda não consegue contabilizar o número de propriedades rurais atingidas pelas inundações. Um trabalho em parceria com a Emater vai ajudar no levantamento, que acontece ao longo desta semana.

O município afirma que estuda uma forma de auxílio aos agricultores que tiveram prejuízos em decorrência da chuva. “Nossa arrecadação é muito pequena, mas vamos ver o que será possível fazer. Vamos trabalhar para tentar minimizar as perdas”, finaliza o prefeito.

compartilhe