Agricultura

Café deve subir 40% a partir de setembro nos supermercados

Publicado por
Washington Bonifácio

Já era de se esperar. A estiagem, as geadas e o câmbio em alta. O resultado disso foi quebra na safra e consequentemente a subida dos preços. Segundo a Associação Brasileira da Indústria do Café (ABIC), é previsto um aumento 40% nas gôndolas de supermercados. O aumento das exportações somado à produção menor, já esperada para 2021, devido ao ciclo das cafeeiras, também contribuiu para a mudança de preços.

A chuva ajudaria neste momento, mas o período é de estiagem. (Foto: ABIC)

Segundo o diretor executivo da Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), Celírio Inácio, só existe a esperança de bons ventos futuros se, entre os próximos meses, chover nas regiões produtoras.

“A safra de 2022 ainda depende da chuva na hora da florada das plantas, que deve ocorrer daqui a dois meses. Se houver a florada no café, o mercado tende a acalmar um pouco. Mas isso depende de uma chuva, e estamos em um período de seca”, alerta Inácio.

O valor pago pela matéria-prima está, em média, 82% mais caro, por isso não dá para segurar o reajuste, segundo ABIC. (Foto: ABIC)

Reajuste inevitável

Segundo a entidade da indústria do café, as margens de lucro estão nos piores patamares e muitas não conseguirão evitar o repasse ao consumidor, devido à forte valorização dos insumos. Segundo um estudo feito pela Associação Brasileira da Indústria de Café – ABIC, no período de dezembro/2020 até julho/2021, o valor pago pela matéria-prima está, em média, 82% mais caro. Porém, nas prateleiras, o reajuste de preço do café atingiu a média de 15,9% para o mesmo período. A porcentagem está muito abaixo dos 57% de aumento na média dos produtos considerados básicos, como o leite, o arroz, o óleo de soja e o feijão.

“Sem reajuste, há um comprometimento na sustentabilidade do negócio. Para o consumidor continuar tendo acesso a um produto de qualidade, que ele está acostumado, precisará compreender o reajuste que a prateleira irá apresentar”, disse o diretor executivo da ABIC.

Mesmo com o reajuste café tem menor variação de preços, segundo o IBGE. (Arte:IBGE)

Postagens Recentes

Café é líder nas exportações do agronegócio mineiro

Café é líder das exportações do agronegócio mineiro Ler Mais

3 semanas atrás

Andamento da colheita de café no Brasil

Como estão os números da colheita de café, segundo consultoria Ler Mais

3 semanas atrás

Alysson Paolinelli: últimas despedidas acontecem em Belo Horizonte

Engenheiro agrônomo, ex-ministro e pioneiro no agronegócio: velório de Alysson Paolinelli acontece nesta sexta-feira, em… Ler Mais

3 semanas atrás

Brasileiro vence o World Barista Championship com café do Sul de Minas

Conheça o campeão do concurso que elegeu o melhor barista do mundo Ler Mais

3 semanas atrás

Os números das exportações do agronegócio mineiro entre Janeiro e Maio

Houve registro de queda nas exportações Ler Mais

3 semanas atrás

Varejo registra aumento das vendas de café no Brasil

Varejo registra aumento das vendas de café no Brasil, acompanhe como foram as altas Ler Mais

3 semanas atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!