Leite

Qualidade do leite depende da nutrição animal

Publicado por
Washington Bonifácio

Todo empresário ou empreendedor do campo tem um objetivo com o negócio. No caso dos pecuaristas leiteiros, o foco é sempre produzir o melhor leite. Há empresas que, inclusive, pagam a mais pelo produto de melhor qualidade. Essa qualidade é definida por parâmetros de composição química, características físico-químicas e higiene. A presença e os teores de proteína, gordura, lactose, sais minerais e vitaminas determinam a qualidade da composição.

“A qualidade do leite e, consequentemente, dos derivados lácteos estão ligados à boa nutrição da vaca, desde a questão sanitária até a composição nutricional dos produtos. As vacas bem nutridas têm um sistema imune mais ativo e competente, o que reflete na qualidade do leite. Uma dieta balanceada fornece nutrientes na quantidade e no equilíbrio correto”, explica o Gerente de Nutrição Ruminantes da Vaccinar, Fabiano Lopes Bueno.

Consultor da Vaccinar, especialista em Nutrição de ruminantes, Fabiano Lopes Bueno(Foto: Divulgação) 

A composição do leite é um bom parâmetro de que a nutrição está equilibrada. Afinal, animais que tenham dietas não equilibradas podem ter, por exemplo, queda na produção de gordura no leite, o que impacta na qualidade dos derivados produzidos.

Erros X Acertos

Entre os erros mais comuns na nutrição das vacas está a falta de equilíbrio entre volumosos. O produtor deve dosar a quantidade de silagem, pasto, feno e pré-secado. Além disso, é preciso controlar também os concentrados que são as rações. Caso contrário serão registrados gastos excessivos que não darão o efeito desejado na produção animal.

Um exemplo comum de erro em nutrição é a introdução de muito concentrado e a baixa participação de fontes de volumosos. Isso pode ocasionar eventos de acidose ruminal nas vacas. E esse tipo de distúrbio ruminal causa quedas na produtividade e na composição do leite dos animais.

Lopes Bueno acrescenta que a atuação do nutricionista é preponderante para que as dietas sejam formuladas, preparadas e oferecidas para as vacas de forma correta. Para o especialista, os produtores devem sempre buscar orientações de empresas e profissionais referenciais no mercado para poder montar o plano nutricional que atenda às necessidades do plantel e garanta a produção de leite de alta qualidade.

“Juntamente com a nutrição, o manejo geral dos animais, que inclui o conforto ambiental, a qualidade no manejo de ordenha e armazenamento do leite também tem grande impacto na qualidade do leite e, consequentemente, dos derivados lácteos produzidos”, conclui.

Postagens Recentes

Cooperativa se destaca no Anuário 2023 do cooperativismo mineiro

A Cooxupé conquistou o primeiro lugar entre as cooperativas do ramo agropecuário no Anuário 2023 Ler Mais

2 semanas atrás

Rapdinhas do agro: como estão as exportações de café, segundo o Cecafé

O Brasil exportou 2,991 milhões de sacas de 60 quilos de café em julho Ler Mais

2 semanas atrás

Encontro Brasileiro de Degustadores de Cafés será no Espírito Santo

Inscrições podem ser feitas online Ler Mais

2 semanas atrás

Disponibilizados alguns recursos do Funcafé para o produtor rural

Veja o quanto já foi disponibilizado pelo Funcafé aos cafeicultores Ler Mais

2 semanas atrás

Café é líder nas exportações do agronegócio mineiro

Café é líder das exportações do agronegócio mineiro Ler Mais

2 meses atrás

Andamento da colheita de café no Brasil

Como estão os números da colheita de café, segundo consultoria Ler Mais

2 meses atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!