Um grupo formado por 14 regiões produtoras de café do Brasil, que possuem origem controlada, apresentou nesta sexta-feira (18), durante a Semana Internacional do Café (SIC), em Belo Horizonte, os próprios cafés em um cupping inédito na sala oficial, em um evento exclusivo para convidados.
Durante o evento, cada região exibiu dois cafés: um que represente as principais características do terroir e outro que demonstre o potencial máximo de qualidade de cada terroir, permitindo uma experiência única aos participantes. O Brasil é o maior produtor de café do mundo, com cerca de 60 milhões de sacas por ano em quase dois milhões de hectares.
As Regiões Produtoras de Café do Brasil são territórios que produzem café e possuem Indicação Geográfica ou Marca Coletiva, instrumentos e ferramentas de proteção, controle e promoção da Origem através da demarcação e caracterização do território, um título que no Brasil é registrado pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).
De acordo com o Sebrae Minas, para uma região ser considerada uma origem controlada deve seguir alguns critérios, como: área demarcada, governança atuante, proteção, produção controlada, alta qualidade, rastreabilidade e impacto coletivo.
Café é líder das exportações do agronegócio mineiro Ler Mais
Como estão os números da colheita de café, segundo consultoria Ler Mais
Engenheiro agrônomo, ex-ministro e pioneiro no agronegócio: velório de Alysson Paolinelli acontece nesta sexta-feira, em… Ler Mais
Conheça o campeão do concurso que elegeu o melhor barista do mundo Ler Mais
Houve registro de queda nas exportações Ler Mais
Varejo registra aumento das vendas de café no Brasil, acompanhe como foram as altas Ler Mais