Pecuária

Tapira: prefeitura custeia parte dos gastos para ajudar produtores de leite

Publicado por
Ricardo Miranda

A prefeitura de Tapira, no Alto Paranaíba, relançou o Programa Pró-Leite. A cidade já é uma das maiores produtoras de leite da região e, com a iniciativa, a intenção é aumentar ainda mais a renda nas propriedades, diminuindo os gastos com a alimentação do gado. Pequenos, médios e grandes produtores podem requerer o subsídio.

Com a iniciativa, a prefeitura arca com até 60% dos gastos com preparo do solo, plantio e colheita de milho para silagem e produção de grãos. A área plantada pode ter até 5 hectares e o subsídio não inclui as despesas com sementes e adubos. O valor pago pelo município é destinado ao pagamento de maquinário, reparos, calagem, plantio, cobertura e silagem. O objetivo é diminuir os custos para o agricultor, que passa a ter condições de produzir mais, além de diversificar a plantação.

O projeto já tinha sido executado pela prefeitura anos atrás, e volta com o objetivo de melhorar a produtividade dos agricultores do município. “A intenção é aumentar a produção agrícola, proporcionar mais renda a pequenos e médios produtores. Com isso a gente aumenta o fluxo de produção de leite e milho, além de aves e suínos. É uma forma de fomento para o crescimento da agricultura em Tapira”, explica Thomaz Assunção, engenheiro ambiental e assessor da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Tapira.

Suporte aos produtores

Plantação de milho, em Tapira. Prefeitura vai arcar com até 60% dos gastos da produção. (Foto: Prefeitura de Tapira)

Além de contar com o subsídio financeiro para diminuir os gastos com a produção, os produtores atendidos pelo programa Pró Leite vão contar com outros suportes oferecidos pela prefeitura. O município também vai oferecer, gratuitamente, a consultoria de agrônomos, veterinários e engenheiros ambientais, disponíveis para auxiliar os agricultores.

O município também vai pagar o frete de até 15 toneladas de calcário por produtor. Os interessados em fazer a calagem das terras vão arcar apenas com o custo do pó. A prefeitura vai pagar o transporte de Arcos até Tapira, diminuindo ainda mais os gastos dos produtores. “O produtor faz a inscrição na secretaria de agricultura e meio ambiente. E com isso é uma possibilidade de fazer Tapira crescer. Já somos um dos maiores produtores da bacia leiteira do Triângulo e Alto Paranaíba, e, com o incentivo aos agricultores, vamos crescer ainda mais”, finaliza Thomaz Assunção.

Mais informações sobre o projeto você consegue diretamente com a prefeitura de Tapira ou pelo e-mail agricultura@tapira.mg.gov.br.

Postagens Recentes

Cooperativa se destaca no Anuário 2023 do cooperativismo mineiro

A Cooxupé conquistou o primeiro lugar entre as cooperativas do ramo agropecuário no Anuário 2023 Ler Mais

2 meses atrás

Rapdinhas do agro: como estão as exportações de café, segundo o Cecafé

O Brasil exportou 2,991 milhões de sacas de 60 quilos de café em julho Ler Mais

2 meses atrás

Encontro Brasileiro de Degustadores de Cafés será no Espírito Santo

Inscrições podem ser feitas online Ler Mais

2 meses atrás

Disponibilizados alguns recursos do Funcafé para o produtor rural

Veja o quanto já foi disponibilizado pelo Funcafé aos cafeicultores Ler Mais

2 meses atrás

Café é líder nas exportações do agronegócio mineiro

Café é líder das exportações do agronegócio mineiro Ler Mais

3 meses atrás

Andamento da colheita de café no Brasil

Como estão os números da colheita de café, segundo consultoria Ler Mais

3 meses atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!