A diminuição no preço é resultado de maiores investimentos em tecnologias por parte de pecuaristas, afirmam pesquisadores do instituto
Pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea-Esalq/USP), afirmam que os preços dos bezerros estão em movimento de queda desde o início deste ano. para os estudiosos, tal cenário é resultado de maiores investimentos em tecnologias por parte de pecuaristas, do aumento de produtividade e, também da redução no abate de matrizes, que nada mais é que um exemplar de uma determinada espécie, utilizado para reprodução.
Outro ponto apontado para a diminuição dos preços é a chegada do período de desmama. Quando levadas em conta as médias mensais deflacionadas, no acumulado da parcial deste ano, o Indicador do bezerro da raça Nelore, de 8 a 12 meses, recuou 21%, passando para R$ 2.490,17 na parcial de junho. Vale ressaltar que o dado tem como base o dia 7 de junho. No mesmo mês do ano anterior, em 2021, o animal foi negociado a R$ 3.328,73. Ou seja, em um ano, a desvalorização do animal é de expressivos 25,2%.