Produtor pode usar o bônus como desconto nas parcelas de financiamento do Pronaf
Foi divulgada a lista do mês de setembro dos produtos que vão receber o bônus do Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar (PGPAF). A lista foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (9).O objetivo da portaria é informar aos agentes financeiros do Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), quais produtos e o percentual dos bônus de desconto nas operações de crédito rural.
De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o destaque é o maracujá na Bahia, que deixa de receber a bonificação, o que significa que o produto está com preço melhor aos produtores do estado. Neste mês, o abacaxi (em Sergipe), açaí (Acre), banana (Ceará, Paraíba e Pernambuco), borracha natural (Bahia e Maranhão), cacau (Amazonas, Pará, Rondônia, Bahia e Espírito Santo), castanha de caju (Piauí), feijão caupi (Tocantins, Maranhão e Mato Grosso) e laranja (Pará, Bahia e Rio Grande do Sul), serão beneficiados. O maior bônus concedido, segundo a lista, é de 39,62% (para a laranja no Pará) e o segundo maior (39,06%) é relativo ao feijão caupi em Mato Grosso. A lista completa já pode ser consultada.
Os produtores recebem o bônus quando os preços no mercado estiverem abaixo do preço de garantia do programa. Eles podem usar o bônus para descontar nas parcelas de financiamento do Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar). A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), ligada ao Mapa, é o órgão responsável pela realização do cálculo do bônus.