Publicação lançada em agosto aborda o comportamento do consumidor brasileiro de leite e derivados e as tendências deste mercado
Vinte e três artigos publicados em veículos de comunicação especializados na cadeia produtiva do leite estão reunidos no livro “Na era do consumidor – uma visão do mercado lácteo brasileiro”. A obra reúne artigos de 30 autores especialistas no setor e foi lançada na última semana, durante live transmitida pelo Youtube da Embrapa.
Dividida em cinco seções, a publicação traz um panorama sobre o consumo de lácteos no Brasil e as mudanças causadas a partir da pandemia de Covid-19 no setor. O livro apresenta também reflexões do mercado consumidor em relação às redes sociais. A obra conta com editoria técnica da pesquisadora da Embrapa Kennya Beatriz Siqueira. Ela destaca que a obra foi criada com a finalidade de abordar o comportamento do consumidor brasileiro de leite e derivados e as tendências deste mercado. Os artigos foram publicados originalmente no site Milkpoint e nas revistas Indústria de Laticínios, Leite Integral e Balde Branco entre dos anos de 2019 e 2021.
Segundo o chefe-geral da Embrapa Gado de Leite, Paulo Martins, os artigos são textos curtos e leves, mas que não perdem o rigor científico. “Este livro preenche uma lacuna até então existente no setor de leite e derivados. É o primeiro que aborda, de modo amplo e profundo, um personagem ainda pouco conhecido, mas que movimenta R$ 100 bilhões ao ano com o que adquire”, destaca Martins nas primeiras páginas da publicação que possui 221 páginas. O livro faz parte das ações que marcam os 45 anos de fundação da Embrapa Gado de Leite e, para a publicação, contou com a parceria da Abraleite. O livro pode ser conferido neste link.