Serviços de colocação de concreto podem ser solicitados pelos produtores e moradores à prefeitura da cidade
“Sempre enchemos as caminhonetes de mercadoria para ir para Muriaé e, neste trecho, tínhamos de parar para colocar correntes nas rodas ou o carro ficava agarrado e ainda batia nos barrancos. Ficava todo quebrado. Muito prejuízo. A venda não pagava os consertos.” A fala é do Adilson Vieira Naras, morador da zona rural de Muriaé e produtor de legumes. O trecho que ele se refere é o que liga a comunidade de São João do Glória a área urbana de Muriaé, usada quase que diariamente por ele, para vender seus produtos. O local foi um dos pontos beneficiados com a construção da estrada de concreto.
Vários pontos da zona rural, onde a estrada de chão causava transtorno não só aos produtores, mas à população em geral, já foram concretados. Atualmente a Secretaria de Obras anunciou que uma parceria com a comunidade de está permitindo a pavimentação da estrada na região dos Peçanha e Mata dos Pena. Segundo a Administração Municipal o projeto de engenharia e concessão de material é feito pelo executivo. Já os moradores colaboram com mão de obra. O programa é uma prática cooperativista. Trinta e cinco famílias que trabalham com o cultivo de hortifrutigranjeiros residem na localidade. A maioria deles se desloca para a cidade de duas a três vezes por dia. “Agora eu consegui reduzir de uma hora para trinta minutos o meu trajeto até a cidade”, concluiu Adilson.
A nova pavimentação já foi feito na região do João Dedé e Pontão da Água Limpa (São João do Glória), Santo Cristo (Vermelho), Graminha (Pirapanema) e na Carioca (Bom Jesus) até o momento. O programa se estenderá para outras regiões. Os produtores que tiverem dificuldade de tráfego pelas estradas, podem fazer contato com a prefeitura e solicitar o serviço nas estradas pelo (32) 3696-3300.