Patrocínio Logo TV Alterosa
Euro R$ 5,27
Dólar R$ 4,84
Sol com algumas nuvens. Não chove.
Belo Horizonte
25º

Família regulariza produção de mel e amplia chances de negócios

Apiário de Entre Rios de Minas, na região Central do Estado, fez várias adequações e conseguiu registrar a produção

Apiário produz, em média, mil quilos de mel por ano. (Foto: Emater)
Ricardo Miranda
28 de maio de 2022
compartilhe

Um apiário de Entre Rios de Minas, na região Central do Estado, recebeu orientação técnica da Emater e conseguiu regularizar a produção de mel e própolis, aumentando as possibilidades de negócios. A empresa familiar existe há 40 anos e precisou fazer algumas adequações para conseguir a certificação.

A Emater participou de todo o processo de habilitação sanitária. “Fiquei muito satisfeito. Estou esperançoso de aumentar a preferência pelo meu produto. Trabalho com a produção de mel há 40 anos. Comecei como empregado e depois tive meu próprio negócio”, comenta seu João Pereira da Silva, dono do apiário.

Emater participou de todo o processo de regularização do apiário. (Foto: Emater-DF)

A família recebeu orientações técnicas para fazer as adequações necessárias para o registro da unidade. “Auxiliamos na organização da documentação necessária para o registro do estabelecimento, que inclui a planta baixa e o memorial econômico, sanitário e de construção”, explica a assessora técnica da Emater-MG Laura Peres Penna.

Mais possibilidades de negócios

O Apiário Nascer do Sol produz, em média, mil quilos de mel por ano e cerca de 80 litros de própolis. A propriedade conta com 100 caixas de abelha da espécie Appis melífera. Os produtos são vendidos na própria propriedade e também no comércio local de Entre Rios de Minas. Agora, com a certificação do negócio, os produtores vão poder ampliar os negócios. “Agora com o registro as pessoas terão um produto com mais garantia, sabendo que é registrado pelo IMA”, destaca Aldair Silva, filho do seu João.

“Antes a gente chegava nos lugares para vender e o pessoal informava que só comprava mel com rótulo. Toda vida eu quis ter um rótulo, porque assim posso vender em qualquer lugar”, finaliza seu João Pereira.

compartilhe