Iguaria remete ao surgimento das famílias machadenses de origem portuguesa, espanhola, italiana e africana
Foi aprovado no dia 19 de maio o projeto de lei 2.681/21, que reconhece como de relevante interesse cultural do Estado de Minas Gerais o modo de fazer do pastel de fubá de Machado, no município do Sul de Minas.
Após ter sido aprovado na Comissão de Constituição e Justiça, houve o parecer favorável e o projeto foi aprovado e encaminhado ao governador Romeu Zema. O pastel de fubá de Machado é uma iguaria única, inclusive no seu modo de fazer que ultrapassa mais de 100 anos e remete ao surgimento das famílias machadenses de origem portuguesa, espanhola, italiana e africana.
O secretário de Cultura e Turismo de Machado, João Alexandre Moura, disse que a valorização do pastel, além de difundir a cultura alimentar local, vai potencializar o turismo e a gastronomia local.
“Além do projeto estadual, fizemos todo o dossiê de registro como patrimônio cultural imaterial do município que está em análise pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (IEPHA-MG) e aguardamos os resultados para os próximos meses”, finaliza.
Veja também: Pastel de Fubá.