Patrocínio Logo TV Alterosa
Euro R$ 5,27
Dólar R$ 4,84
Sol com algumas nuvens. Não chove.
Belo Horizonte
25º

Queijos produzidos no Sul de Minas são premiados em Araxá

O melhor colocado no ranking foi o queijo Maria Fumaça, da Fazenda Bom Sucesso, em Itanhandu

(Foto: Seapa)
Guto Moreira
7 de junho de 2022
compartilhe

Queijos produzidos no Sul de Minas foram destaque no Concurso Internacional do Queijo Artesanal em Araxá, na região do Alto Paranaíba. O evento reuniu 666 peças de queijos artesanais e os concorrentes foram premiados em 32 categorias.

O melhor colocado no ranking foi o queijo Maria Fumaça, da Fazenda Bom Sucesso, em Itanhandu, que venceu na categoria “queijos de leite de vaca com mofo branco na casca maturados”. O queijo produzido no município de Alagoa foi ouro na categoria “queijos de leite cru de vaca, com massa cozida, casca lisa jovem”. Também foram premiados um queijo de Seritinga, na categoria maturado casca lisa, ficando à frente ate dos queijos produzidos na França. Por fim, o queijo Alforria, de Cristais, foi medalha de bronze na categoria queijos de leite de vaca, com massa crua, casca lisa jovem.

Thales Fernandes, secretário de Agricultura de Minas, destacou a relevância do concurso para a valorização da produção queijeira.

“Temos o grande campeão, que é italiano mais uma vez, mostrando a força do nosso concurso internacional. E, principalmente, tivemos premiações de ouro, prata e bronze, nas nossas regiões, do Sul ao Norte de Minas, mostrando a excelência do queijo mineiro”, finaliza.

Italiano no pódio

O grande vencedor do concurso foi o Gorgonzola Dop Piccante, do produtor Caseificio Defendi Luigi. O queijo concorreu pela categoria “Queijos azuis com leite de cabra, ovelha ou vaca”. O produto é feito com leite de vaca, possui massa crua e macia, não-prensada, na cor branco-palha. De textura consistente e compacta, seu sabor tende levemente para o picante.

Veja também: Concurso internacional em Araxá.

Concurso internacional de queijo acontece esta semana em Araxá

compartilhe