Patrocínio Logo TV Alterosa
Euro R$ 5,27
Dólar R$ 4,84
Sol com algumas nuvens. Não chove.
Belo Horizonte
25º

Minas ganha mais um posto para recolher embalagens de agrotóxicos

Estado conta agora com 59 postos de recebimento de embalagens de agrotóxicos, além de sete centrais em pontos estratégicos

Descarte correto de embalagens vazias de agrotóxicos evita impactos para o meio ambiente. (Foto: Ibama)
Ricardo Miranda
13 de junho de 2022
compartilhe

Foi inaugurado há alguns dias o 59º posto de recebimento de embalagens vazias de agrotóxicos. O espaço com 80m² fica dentro da Ceasa Minas, em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. No local o produtor rural pode encaminhar corretamente as embalagens para reciclagem, sem nenhum custo.

Secretário de Estado de Agricultura participa da inauguração do novo posto. (Foto: Danielle Moura / Seapa)

De acordo com a Secretaria de Estado de Agricultura, o posto de recolhimento na Ceasa é o pioneiro. “É o primeiro posto de recebimento de embalagens vazias dentro de uma central de abastecimento no Brasil. Isso facilita que o produtor devolva as suas embalagens, porque ele já vem à Ceasa Minas com constância, às segundas, quartas e sextas-feiras. Isso é resultado de um esforço conjunto, mostra o poder público em parceria com a iniciativa privada, produzindo, desburocratizando. O que queremos é facilitar a vida dos produtores no estado”, destaca Thales Fernandes, Secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Nos 59 postos de recolhimento espalhados pelo estado, o produtor rural pode entregar as embalagens vazias de agrotóxicos, que em seguida são encaminhadas para as centrais de processamento. “Minas Gerais está mais uma vez à frente em ações inovadoras no agro. Esta unidade vai propiciar ao pequeno agricultor a devolução de embalagens, em uma unidade licenciada, com processo operacional bem-feito, para que possa tirar essas embalagens do campo e realmente dar uma destinação correta”, explica Antônio Carlos Amaral, gerente nacional de operações do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos.

Legislação ambiental

Conama estipula prazo de 1 ano para produtor entregar embalagens vazias de agrotóxicos. (Foto: IMA)

A legislação 465 do Conama, Conselho Nacional de Meio Ambiente, prevê prazo de um ano para que o produtor rural devolva as embalagens vazias de agrotóxicos. Com o novo posto de recolhimento na Ceasa, a intenção é facilitar a vida do produtor e evitar o acúmulo de embalagens nas propriedades.

“Mesmo com o número significativo de postos e centrais em Minas Gerais, muitos produtores rurais têm dificuldade para devolver suas embalagens vazias, por causa das longas distâncias entre as unidades e suas propriedades. A Ceasa Contagem é uma central de abastecimento que recebe em média mil produtores rurais de todo o estado de Minas Gerais e possui, atualmente, na sua unidade, cinco revendas de agrotóxicos que formam um ponto estratégico para a construção do 59º posto”, explica Lucélia Fernandes, fiscal da Coordenadoria Regional do IMA.

compartilhe