Núcleo, no ano passado, fez a doação de 25 mil mudas nativas para a recuperação e preservação de matas ciliares e reservas florestais
Para estimular as boas práticas sustentáveis, a Cooxupé (Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé) inaugurou em 2013 o Núcleo de Educação Ambiental (NEA). O objetivo é a conscientização sobre a preservação do meio ambiente.
Estudantes de escolas públicas e professores do Sul de Minas têm a oportunidade de visitar a sede do NEA, receber ensinamentos e fazer uma trilha para conhecer mais sobre a fauna e flora local. Além disso, o Núcleo de Educação Ambiental da Cooxupé também auxilia cafeicultores de Minas e São Paulo.
Segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI), as empresas estão cada vez mais preocupadas e investindo em medidas e práticas sustentáveis, aperfeiçoando processos e reduzindo o impacto ambiental.
Em 2021, foram doadas pelo NEA 25 mil mudas nativas para a recuperação e preservação de matas ciliares e reservas florestais. Já o projeto Minas D’Água trabalha na recuperação, preservação e proteção de mais de 600 hectares remanescentes da Mata Atlântica. Outra ação muito importante é o mutirão de recolhimento de embalagens vazias de defensivos e fertilizantes dos cooperados.