Patrocínio Logo TV Alterosa
Euro R$ 5,35
Dólar R$ 4,87
Sol com algumas nuvens. Não chove.
Belo Horizonte
27º 11º

Encontro Sul-Mineiro de Cafeicultores reúne 800 pessoas

Evento contou com estações de campo sobre insumos, cultivares, mercado, manejo e qualidade de cafés

(Foto: UFLA)
Guto Moreira
5 de setembro de 2022
compartilhe

O 22º Encontro Sul-Mineiro de Cafeicultores, organizado pelo Núcleo de Estudos em Cafeicultura da Universidade Federal de Lavras (Necaf/UFLA), reuniu cerca de 800 pessoas da região. Com estações de campo sobre insumos, cultivares, mercado, manejo e qualidade de cafés, participaram produtores, estudantes e técnicos do setor.

Para o cafeicultor Joaquim Alves Sobrinho, de Perdões, a atualização é fundamental para melhorar sempre a produção. “Com o café, você aprende a cada dia, sempre tem novidade, ainda mais como está o clima. Sem o auxílio da UFLA, Emater, Epamig e dos agrônomos para darem uma força para a gente, fica difícil. Se não for isso, a gente não produz e sai da atividade”, comentou o produtor.

Professor da Escola de Ciências Agrárias de Lavras (Esal/UFLA), Rubens José Guimarães explica que poder voltar à extensão é ter contato direto com os cafeicultores. “As dúvidas dos cafeicultores nos ajudam a elaborar nossos temas de pesquisas e, a partir daí as informações que a gente adquire auxilia esses cafeicultores a tomarem a decisão mais próxima do correto em suas lavouras”, finaliza.

O evento contou com a parceria da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater), da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) e da Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Faepe).

compartilhe