Produção está presente em todos os estados do país e é uma das culturas mais importantes para o agronegócio
Hoje, 22 de setembro, é comemorado o Dia Mundial da Banana. A data chama atenção para a importância desta fruta, que é uma das mais populares do mundo. E também para a força da bananicultura. O Brasil é o quarto maior produtor mundial do setor, com mais de 465 mil hectares de área plantada.
De acordo com o IBGE, a produção anual de bananas, no Brasil, é estimada em cerca de 7 milhões de toneladas. No mundo, o número só é menor que o da Índia, China e Paquistão. E apenas 1% do que o Brasil produz é encaminhado para a exportação, o restante é destinado ao consumo interno.
Segundo a Pesquisa de Orçamentos Familiares, do IBGE, cada brasileiro consome, em média, 25 quilos de banana por ano. São Paulo é o maior estado produtor da fruta, com 1 milhão de toneladas por ano. Em seguida aparece a Bahia, com 878,5 mil toneladas e Minas Gerais aparece em terceiro lugar, com 801,7 mil toneladas.
O clima brasileiro favorece a produção de bananas e faz com que a atividade esteja presente em todos os estados do país. As variedades mais cultivadas são a prata, nanica, maçã e ouro. Uma única bananeira produz de 5 a 15 pencas de cada vez.
Ainda segundo o IBGE, a bananicultura tem um grande papel econômico no agronegócio brasileiro. A produção de bananas gera 500 mil empregos diretos, sendo que quase metade do trabalho é desenvolvido na agricultura familiar.