Parceria foi firmada durante um seminário realizado na embaixada brasileira em Lima, no Peru, e vai beneficiar a agropecuária dos dois países
A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa) assinou um acordo de cooperação técnica com o Ministério de Desenvolvimento Agrário e Irrigação do Peru. A parceria foi firmada durante um seminário realizado na embaixada brasileira em Lima, no fim do mês passado. O objetivo é fortalecer as relações bilaterais e estimular a contribuição mútua para desenvolvimento sustentável das atividades agropecuárias, bem como para o bem estar das comunidades rurais.
De acordo com a Seapa, o acordo é uma oportunidade de aprendizado tanto para os agricultores mineiros quanto para os peruanos, além de estimular o comércio entre os dois países. “O Brasil importa do Peru pescados, azeitonas, frutas, verduras e exporta carne de boi, frango, arroz e café. Agora vamos fazer um intercâmbio técnico entre profissionais dos dois países com ganhos para a agropecuária do Peru e do Brasil, principalmente em ações de fiscalização da segurança alimentar, pesquisa, assistência técnica e certificação”, destacou Thales Fernandes, Secretário Estadual de Agricultura.
Entre os projetos do acordo está o intercâmbio de estudantes e profissionais do Instituto de Laticínios Cândido Tostes (ILTC) de Juiz de Fora, na Zona da Mata, e do Instituto Técnico de Agropecuária e Cooperativismo (ITAC) de Pitangui, na região Centro-Oeste de Minas. Servidores do Sistema da Agricultura de Minas Gerais também vão participar do intercâmbio para o Peru. E trabalhadores peruanos do Sistema Nacional de Innovación Agraria (INIA) e Servicio Nacional de Sanidad Agraria (Senasa) vão vir a Minas Gerais para a troca de conhecimentos.
O acordo também prevê o desenvolvimento e a adaptação das tecnologias voltadas para a agricultura sustentável, pecuária, apicultura, reflorestamento e sistemas agroflorestais. Será avaliado, ainda, o investimento em tecnologias de baixo carbono, agricultura sustentável agroecológica, além de eventos de interesse comum. “É um acordo de cooperação que vai trazer grandes ganhos para a agropecuária brasileira e peruana”, finaliza o secretário Thales Fernandes