O curso também ensinou a maneira correta e segura de ajustar e regular o maquinário
Em busca de capacitação, mulheres da Comunidade da Lagoa, em Monte Santo de Minas, participaram de um curso de manutenção e operação de tratores, promovido pelo Sindicato dos Produtores Rurais. O curso também ensinou a maneira correta e segura de ajustar e regular o maquinário.
Para Sueli Aparecida Ferreira, a capacitação foi muito importante, principalmente para a segurança de quem opera o trator. “Eu levava o maquinário pra roça, mexia o café, mas o uso da roçadeira, da carreta e fazer a manutenção eu não tinha nenhum conhecimento”, comentou a produtora.
Já Gleice Silva afirma que o curso vai gerar uma oportunidade de trabalho. “Me trouxe mais conhecimento e me deu mais experiência. Eu não trabalhava com o trator, agora eu pretendo sim trabalhar como operadora de maquinário”, finaliza.
As mulheres estão cada vez mais ocupando lugares e cargos antes reconhecidos como profissões masculinas. “A frequência em que as mulheres buscam conhecimento na área da mecanização agrícola só cresce”, falou o instrutor, Fernando Geraldo.