Trabalhos do SIM começaram em 2012 e, atualmente, o serviço possui 54 estabelecimentos agroindustriais registrados
O Serviço de Inspeção Municipal (SIM) de Formiga, na região Centro-Oeste do estado, é exemplo para Minas Gerais. Os trabalhos começaram em 2012 e, atualmente, são 54 estabelecimentos agroindustriais registrados após um trabalho de conscientização dos produtores. Na semana passada, o Secretário Estadual de Agricultura, Thales Fernandes, esteve em Formiga para conhecer de perto as ações do SIM. O objetivo do serviço é garantir a segurança alimentar dos produtos e agregar valor.
O Secretário de Estado de Agricultura afirma que o SIM é uma forma importante de descentralizar as ações de inspeção. “A Secretaria de Agricultura tem estimulado esse tipo de iniciativa auxiliando, a partir de políticas públicas, a análise de projetos, auditoria, fiscalização e treinamento de profissionais. O trabalho realizado pelo Serviço de Inspeção de Formiga é um exemplo para outros municípios de Minas Gerais”, afirmou.
A prefeitura de Formiga comemora os bons resultados do SIM e a visita do Secretário de Estado ao município. “É fundamental que o Governo do Estado esteja junto com a gente, conhecendo a nossa realidade. A partir dessa parceria, é possível aprimorar ainda mais o que temos feito”, comenta Anuar Teorodo Alves, secretário municipal de Desenvolvimento Humano de Formiga. Agora, o SIM deve ser cadastrado no e-SISBI, sistema eletrônico do Ministério da Agricultura para gerenciar serviços oficiais de inspeção de produtos de origem animal, vegetal e insumos agropecuários. Com isso, produtores da cidade poderão comercializar em todo o país.