Iniciativa fica em Goianá, na Zona da mata mineira e busca ajudar até 100 famílias
O projeto Plantio Solidário, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), doou cerca de 500 quilos de alimentos para 55 famílias em situação de insegurança alimentar. O número é contabilizade se levar em conta desde a inauguração do projeto, em maio de 2022 até dezembro. O grupo faz o plantio de alimentos e busca reduzir os impactos da fome na região da Zona da Mata mineira. A meta é produzir 5 toneladas de alimentos para doar para até cem famílias.
O projeto foi idealizado em 2021 e inaugurado em maio de 2022, como desdobramento de um plano nacional do MST, nomeado “Plantar árvores, produzir alimentos saudáveis”. No assentamento, que fica em Goianá, na Zona da Mata, as famílias vinculadas ao MST e voluntários de Juiz de Fora e outras cidades da região desenvolvem o plantio de sementes, controle de pragas e prepara canteiros em uma área de, aproximadamente, 3 mil metros quadrados.
A produção feita pelo projeto Plantio Solidário varia de acordo com as estações. De acordo com os organizadores do grupo, as primeiras plantações foram de verduras e legumes. Atualmente, com o início do período chuvoso, o plantio se volta para produtos como mandioca, feijão, batata doce e inhame. Outras 15 organizações contribuem com o projeto, que conta também com a produção mantida no assentamento Denis Gonçalves. O Plantio Solidário conta com outros desdobramentos, através da divulgação de técnicas agroecológicas em hortas urbanas.