Patrocínio Logo TV Alterosa
Euro R$ 5,32
Dólar R$ 4,85
Sol o dia todo sem nuvens no céu. Noite de tempo aberto ainda sem nuvens.
Belo Horizonte
24º

Estudo da UFLA mostra potencial de expansão do trigo no Nordeste

Foram observadas as transformações estruturais da planta em relação ao clima, relevo, umidade do ar e precipitação pluvial

(Foto: Governo do Ceará)
Guto Moreira
17 de dezembro de 2022
compartilhe

Uma pesquisa científica feita pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), pelo Instituto Federal do Ceará (IFCE) e pela Embrapa mostrou que é possível produzir grande quantidade de trigo na região do semiárido cearense.

Oito cultivares de trigo reagiram ao clima semiárido da Caatinga, observando-se as transformações estruturais da planta em relação ao clima, relevo, umidade do ar e precipitação pluvial. Os resultados obtidos foram considerados bastante promissores. A expectativa é de que a planta passe a ser cultivada em regiões mais tropicais.

A pesquisa concluiu ainda que o rendimento médio do trigo na região pode chegar a 3.220,5 quilos por hectare, acima da média nacional de produção. Regiões como o Ceará, por exemplo, que importam trigo, têm potencial de realizar o plantio de forma que a safra seja mais produtiva, e em ciclos curtos entre a coleta e o plantio.

As sementes das cultivares analisadas foram doadas pela Embrapa Cerrados, sediada na região do Cerrado, bioma com características semelhantes ao do ambiente em que o trigo foi testado. Destacaram-se em alta produtividade e precocidade as cultivares BRS 264 e BRS 254, tendo outros materiais superado esta produtividade, porém, em ciclos maiores.

compartilhe