Patrocínio Logo TV Alterosa
Euro R$ 5,35
Dólar R$ 4,87
Sol com algumas nuvens. Não chove.
Belo Horizonte
27º 11º

UFV apresenta nova variedade de cana para o agronegócio

Espécie de cana é destinada a áreas irrigadas e de solo com boa fertilidade natural

Nova variedade da cana foi lançada depois de estudos e pesquisas (Foto: Pixabay)
Vivia de Lima
3 de agosto de 2021
compartilhe

A Universidade Federal de Viçosa (UFV) lançou uma nova variedade de cana-de-açúcar destinada ao mercado sucroenergético, com alta produtividade para manejo de colheita em meados de safra. O lançamento foi durante um evento virtual para comemorar os 30 anos da Rede Interuniversitária para o Desenvolvimento Sucroenergético (Ridesa) e os 50 anos das variedades conhecidas como RB, responsáveis por grande parte do setor canavieiro no Brasil.

A nova variedade, chamada RB987917 , é destinada a áreas irrigadas e de solo com boa fertilidade natural.  De acordo com a UFV, a variedade se adaptou bem a altitudes que vão de 300 a 900 metros. Para o professor Márcio Barbosa, do Departamento de Agronomia da UFV e coordenador da equipe que criou a RB987917, uma nova variedade demora pelo menos 15 anos para ser lançada. “Fizemos diversos cruzamentos genéticos e precisamos testar as novas variedades em áreas muito diferentes para analisarmos a eficiência e o manejo adequado das plantas. Muitas são descartadas e as melhores são enviadas aos produtores, para que possam colaborar com os testes em locais e condições diferentes, para que tenhamos as características daquela variedade”, explicou.  Márcio Barbosa é também o diretor científico da Ridesa.

Fazem parte do Programa de Melhoramento de Cana-de-Açúcar da UFV professores dos departamentos de Agronomia, Estatística e Química, engenheiros agrônomos, técnicos em agropecuária e auxiliares administrativos e rurais, além de graduandos e pós-graduandos que desenvolvem pesquisa com cana-de-açúcar.

Maior área plantada de cana do mundo

O Brasil possui a maior área plantada com cana do mundo e é grande produtor de açúcar e etanol. Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), são 8,6 milhões de hectares cultivados, o que corresponde a 2,5% da área agricultável do país. Em 2020, de acordo com o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, a produção de açúcar gerou 8,7 bilhões de dólares em volume de exportação

compartilhe