Com o programa, objetivo da prefeitura é promover ações para combater a fome e evitar o desperdício de alimentos
Em Pará de Minas, na região Centro-Oeste do estado, deve começar a funcionar em breve o projeto do Banco de Alimentos. A proposta foi votada e aprovada pelos vereadores do município, com o objetivo de combater a fome e o desperdício de alimentos. O objetivo é captar alimentos e promover a doação para famílias em situação de vulnerabilidade social e nutricional.
De acordo com a Secretaria Municipal de Gestão Pública de Pará de Minas, a ideia do Banco de Alimentos é reduzir a insegurança alimentar da população. O programa vai funcionar a partir da arrecadação de produtos, industrializados ou não, junto a estabelecimentos comerciais, ou diretamente com produtores da agricultura familiar.
Os produtos arrecadados vão ser distribuídos gratuitamente a entidades assistenciais e famílias em situação de vulnerabilidade alimentar e nutricional. A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads) ficará responsável por fazer a coleta, triagem, avaliação, higienização, acondicionamento e distribuição dos alimentos.
A Smads também fará o credenciamento dos beneficiários, que deverão atender a uma série de critérios. Para receber a doação dos alimentos, é preciso ter renda familiar de até 3 salários mínimos e estar cadastrado no CadÚnido. A secretaria vai realizar ainda o cadastramento das entidades beneficentes de assistência social certificadas e habilitadas a fazer a distribuição de alimentos.