O material foi adquirido por meio de convênio com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa)
Após ser aprovado pela bancada mineira na Câmara dos Deputados, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG) irá distribuir sementes de feijão para 53 mil agricultores familiares. O material foi adquirido por meio de convênio com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
Segundo a Emater-MG, cada agricultor receberá um pacote com dez quilos de sementes do feijão tipo carioca. O plantio deve acontecer em fevereiro até o início de março. Neste primeiro momento, as sementes estão sendo embaladas, e a Emater-MG já prepara a logística de distribuição para os beneficiados. A operação será feita em parceria entre os extensionistas da Emater-MG e as prefeituras, para que sementes cheguem a tempo e em boas condições aos agricultores familiares.
“Esse feijão pode ser utilizado para consumo das famílias produtoras e, com a venda do excedente, será possível aumentar a renda familiar. Outra opção é guardar parte do feijão produzido para plantio na terceira safra, na época das águas. Como são sementes de qualidade, de primeira geração, podem ser utilizadas por mais até duas safras”, completa o diretor da Emater-MG, Cláudio Bortolini.