No Brasil, existem cerca de 40 milhões de hectares de pastagens com produtividade muito baixa, com aptidão para agricultura
O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, durante participação no 15º Fórum Global para Alimentação e Agricultura (GFFA), em Berlim, lembrou que o Brasil está à disposição para contribuir positivamente com o enfrentamento da insegurança alimentar e da crise climática.
Fávaro reforçou que o país está comprometido com a intensificação sustentável, a partir da agricultura de baixa emissão de carbono. No Brasil, existem cerca de 40 milhões de hectares de pastagens com produtividade muito baixa, com aptidão para agricultura. Além disso, ele também garantiu a continuidade da implementação do Código Florestal no Brasil e destacou a necessidade de fomentar alternativas produtivas sustentáveis, especialmente na Região Amazônica.
“Para isso, contamos com o apoio e cooperação da comunidade internacional. Ao contrário de medidas restritivas ao comércio, que vêm sendo implementadas por alguns países, são necessárias iniciativas inclusivas, que busquem fortalecer a produção sustentável de forma equilibrada entre seus aspectos social, econômico e ambiental”, finaliza.
Na agenda ainda estava prevista uma reunião ministerial sobre sistemas alimentares resilientes ao clima, além de um encontro com o ministro da Agricultura e Soberania Alimentar da França, Marc Fesneau.