Missão fez parte do projeto global “Além do Algodão”
Em uma missão de segurança alimentar no Moçambique, professores da Escola de Ciências Agrárias de Lavras da Universidade Federal de Lavras (ESAL/UFLA) promoveram neste mês cursos técnicos agronômicos para os produtores de algodão no país africano.
O trabalho fez parte do projeto global “Além do Algodão”. Os cursos incluíram conhecimentos sobre produção vegetal, com foco no manejo das espécies cultivadas nas províncias de Tete e Manica. Para o professor Rafael Peron Castro, proporcionar o desenvolvimento de técnicas, inclusive as da agricultura brasileira, foi de grande importância para o desempenho dos produtores locais.
“Algumas ações agronômicas foram corrigidas nos Campos Demonstrativos de Resultados (CDRs) e suas réplicas, como técnicas de plantio e arranjos produtivos. Existem alguns hábitos locais que precisam ser adequados para melhorar a produtividade. Trabalhamos no sentido de promover a segurança alimentar para essas comunidades, utilizando os exemplos da agricultura brasileira”, finaliza.
A missão foi resultado de uma cooperação entre a Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores – ABC/MRE, o Programa Mundial de Alimentos – PMA/FAO/ONU, e a UFLA.