Agricultores encaminharam o material para reciclagem na Central de Recebimento do Inpev
Entre janeiro e julho deste ano, o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), órgão vinculado à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), em parceria com a Emater-MG (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais), Inpev (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos) e Coopama (Cooperativa Agrária de Machado), inspecionou cerca de 30 mil embalagens vazias de agrotóxicos em Pouso Alegre e outras cidades do Sul de Minas.
Mais de 300 agricultores encaminharam o material para reciclagem na Central de Recebimento do Inpev. A ação contou com o apoio de prefeituras da região. Segundo a Coordenadoria Regional do IMA em Pouso Alegre, a ação preserva o meio ambiente e auxilia o agricultor que, sem nenhum custo, encaminha corretamente as embalagens para reciclagem, uma exigência da Legislação Estadual de Agrotóxicos.
Ainda de acordo com o IMA o agricultor tem a tarefa de devolver a embalagem vazia de agrotóxico tríplice lavada e perfurada, no prazo de um ano a contar da data da compra no local indicado na nota fiscal. O comerciante deve oferecer um local para a devolução e indicá-la na nota fiscal.
Para o segundo semestre deste ano, a expectativa é que ação aconteça sob supervisão da Coordenadoria Regional de Poços de Caldas, com início das atividades nos municípios de Santa Rita de Caldas, Cabo Verde e Campestre.