Patrocínio Logo TV Alterosa
Euro R$ 5,33
Dólar R$ 4,86
Sol o dia todo sem nuvens no céu. Noite de tempo aberto ainda sem nuvens.
Belo Horizonte
24º

PM vai implantar Cinturão Rural na região Centro-Oeste

Objetivo é aumentar a segurança de trabalhadores, moradores e pessoas que transitam pela zona rural

PM está se reunindo com moradores e trabalhadores da zona rural. (Foto: PM)
Ricardo Miranda
30 de agosto de 2021
compartilhe

A 7ª Região de Polícia Militar, com sede em Divinópolis e responsável pela segurança de 50 cidades da Região Centro-Oeste, está implantando um projeto voltado para a diminuição da criminalidade na zona rural. Cerca de 40 distritos da região serão atendidos pelo programa Cinturão Rural, que vai reforçar o patrulhamento e melhorar a atuação da PM nesses locais.

PM vai aumentar o número de Patrulhas Rurais. (Foto: PM)

O projeto está em fase de implantação, mas a PM já se reuniu com moradores e lideranças de várias cidades. Um dos pontos principais do programa é o aumento do número de Patrulhas Rurais. Agora serão 18 equipes espalhadas pela região. Cada uma será responsável por um setor composto por dois a quatro municípios. “O objetivo é reduzir a criminalidade na zona rural e principalmente aumentar a sensação de segurança dos moradores, trabalhadores e pessoas que transitam no ambiente rural”, explica o comandante da 7ª Região de Polícia Militar, Coronel Wemerson Lino Pimenta.

Modernização

Outro ponto importante do programa é o uso da tecnologia. O Coronel Wemerson afirma que “a atuação das equipes Patrulha Rural será otimizada com a digitalização da rede de rádio em toda a 7ª Região, prevista para ocorrer até 2022, proporcionando maior qualidade nas comunicações operacionais e eficiência na realização de operações e atendimento de ocorrências”. Com o Cinturão Rural também serão instaladas redes de proteção com a participação da comunidade, além de câmeras de videomonitoramento em rodovias e estradas vicinais, com a possibilidade de leitura de placas de veículos, facilitando a localização de veículos furtados e roubados.

Militares vão começar a atuar depois do Curso de Capacitação, em Setembro. (Foto: PM)

A PM está fazendo a seleção dos militares que vão atuar no projeto. Em setembro os militares escolhidos vão passar por um curso de capacitação e, em seguida, o projeto começa as atividades no campo. Nas próximas semanas, a polícia também vai fazer a apresentação do programa a moradores e lideranças de Lagoa da Prata, Santo Antônio do Monte, Japaraíba, Pedra do Indaiá e Bambuí.

 

compartilhe