Patrocínio Logo TV Alterosa
Euro R$ 5,33
Dólar R$ 4,87
Sol o dia todo sem nuvens no céu. Noite de tempo aberto ainda sem nuvens.
Belo Horizonte
28º 14º

PIB da agropecuária cai quase 3%, revela IBGE

Crise hídrica e problemas na produção de café e soja que contribuíram para retração do PIB

PIB da agropecuária caiu quase 3% no segundo semestre de 2021. (Foto: José Maria Tomazela)
Ricardo Miranda
2 de setembro de 2021
compartilhe

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou esta semana uma nova análise sobre o Produto Interno Bruto Brasileiro. A soma das riquezas produzidas pelo país caiu 0,1% no 2º trimestre de 2021, na comparação com os três primeiros meses deste ano. Na agropecuária o PIB diminuiu ainda mais, 2,8%.

Problemas na safra de milho contribuíram para queda do PIB, segundo IBGE. (Foto: CNA)

De acordo com a avaliação do IBGE, vários fatores ajudam a explicar a queda no PIB da agropecuária, entre eles, a baixa safra de café, que está na bienalidade negativa, com redução expressiva de produção. A crise hídrica, gerada pela falta de chuvas e o longo período de estiagem, também afetou diversas culturas, contribuindo pra retração do Produto Interno Bruto.

A falta de chuvas prejudicou bastante a produção de milho, derrubando a produtividade nas lavouras. A estimativa é que a colheita seja a menor dos últimos anos. A produção de soja, no segundo semestre, também teve queda e afetou o PIB da agropecuária.

Retrospecto positivo

Apesar do resultado negativo no segundo semestre deste ano, na comparação com o mesmo período de 2020 o PIB da agricultura cresceu 1,3%. Na soma dos últimos quatro trimestres o Produto Interno Bruto do setor teve alta de 2,0%.

compartilhe