Patrocínio Logo TV Alterosa
Euro R$ 5,33
Dólar R$ 4,86
Sol o dia todo sem nuvens no céu. Noite de tempo aberto ainda sem nuvens.
Belo Horizonte
24º

Ministério da Agricultura libera utilização de novos agrotóxicos

Novos registros incluem produtos genéricos e outros inéditos já liberados pra uso dos agricultores

Brasil é um dos maiores consumidores de inseticida no mundo. (Foto: Romulo Pena Scorza Jr / Embrapa)
Ricardo Miranda
30 de setembro de 2021
compartilhe

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) publicou no Diário Oficial da União a liberação de 48 novos agrotóxicos. Na lista, há produtos para utilização diretamente pelos agricultores e outros que servem de matéria prima para a formulação de pesticidas.

Entre os novos produtos registados, 46 são genéricos, ou seja, similares a outros que já existiam. Os dois inéditos são os fungicidas ametoctradina e isofetamida. De acordo com o Mapa, o ametoctradina é usado para combater a requeima e míldio, uma doença as folhas das plantas e podem levar à queda prematura. O isofetamida é indicado para combater o mofo-branco e o mofo-cinzento.

No ano passado governo registrou quase 500 novos inseticidas. (Foto: Fapeam)

Aumento de registros

O Brasil é um dos maiores consumidores de agrotóxicos no mundo. O registro de novos defensivos no país cresce anualmente. Foram 493 em 2020 e este ano, o maior número desde o início da série histórica. Este ano o Mapa já autorizou 358 novos registros.

Na lista de produtos registrados pelo Ministério aparecem 14 princípios ativos inéditos. Os outros 344 são genéricos, incluindo ingredientes químicos de agrotóxicos, pesticidas biológicos e princípios ativos para a fabricação de defensivos.

compartilhe