A empresa gera 8 mil empregos diretos e indiretos, e exporta celulose para todo o mundo
Nesta segunda-feira, 13 de setembro, a Celulose Nipo-Brasileira S.A. (Cenibra), completou 48 anos de existência. Fundada em 1973, a empresa pertence ao Japan Brazil Paper and Pulp Resources Development (JBP), um grupo de empresas japonesas, tendo a Oji Holdings como principal acionista. Localizada no município de Belo Oriente, região Leste do Estado de Minas Gerais, a empresa tem capacidade de produção de 1.200.000 toneladas de celulose branqueada de fibra curta de eucalipto. Gera cerca de 8 mil empregos diretos e indiretos.
Conheça a produção de celulose da Cenibra:
A celulose da Cenibra está presente nos principais mercados, como Ásia (46%), Europa (41%), América do Norte (11%) e mercado interno (2%). O produto é utilizado na fabricação de papéis para fins sanitários, papéis especiais, para imprimir e escrever e papel cartão. Para atender a demanda, a Cenibra utiliza centros de distribuição e escritórios comerciais e de representação espalhados pela Ásia, Europa e América do Norte
Por meio do Instituto Cenibra, a empresa promove projetos e ações sociais para contribuir com o desenvolvimento integrado dos 54 municípios onde atua. Os projetos contemplam as áreas de educação, meio ambiente, inclusão digital, geração de trabalho e renda, resgate cultural, esporte e cidadania.
A empresa possui programas de monitoramento de água, solo, fauna e flora, desenvolvidos em parceria com universidades e organizações não-governamentais e alinhados aos padrões de certificações ambientais.
Em 2021, a CENIBRA foi a grande vencedora na categoria “Melhor Empresa” do Prêmio Hugo Werneck de Sustentabilidade & Amor à Natureza, considerado o Oscar da ecologia brasileira por ser a maior premiação do país, na área ambiental.