Localizada próxima ao antigo Parque de Exposições, sede conta com espaços para reuniões e promoção de eventos
Através de uma parceria entre prefeitura, Secretaria de Agricultura e produtores, foi inaugurada neste mês de outubro em Machado, no Sul de Minas, a Fruverfam (Associação dos Agricultores Familiares de Frutas Vermelhas).
Localizada próxima ao antigo Parque de Exposições, a sede conta com espaços para reuniões e promoção de eventos, além de câmara fria com capacidade para armazenar 10 toneladas de frutas. Para o presidente da associação, Cleiton Silva, o maior desafio é a mudança de paradigma de finalidades de uma associação.
“Estamos desenvolvendo a criação de uma central de negócios, onde todos terão participação efetiva em parte do processo. A construção de empreendimento associativo requer empenho, participação e entendimento dos envolvidos em todas as etapas do processo”, finaliza.
Vinte e seis produtores de frutas vermelhas de Machado também comemoraram um ano do programa ATeG Frutas Vermelhas (Assistência Técnica e Gerencial), da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais. Para o técnico da ATeG, Fernando Lima, o consórcio realizado com a Fruverfam possibilita a comercialização da produção para mercados maiores.
“Também garante a rentabilidade e a compra de insumos em grupo e impacta o custo de produção gerando economia em decorrência do volume comprado. A Associação está bem estruturada e tem auxiliado os produtores de frutas vermelhas”, disse Fernando.
A geada ocorrida em julho não afetou as lavouras de frutas vermelhas no município. O problema foi a produção da safra anterior.
“Esses produtores contabilizaram prejuízos com a queima de frutos e flores, mas não atrapalhou a produtividade. Com a poda adequada, novos brotos sugiram e a produtividade surgiu perfeita”, conclui o técnico da ATeG.