Patrocínio Logo TV Alterosa
Euro R$ 5,28
Dólar R$ 4,85
Sol com algumas nuvens. Não chove.
Belo Horizonte
24º 10º

Machado inaugura Associação dos Agricultores Familiares de Frutas Vermelhas

Localizada próxima ao antigo Parque de Exposições, sede conta com espaços para reuniões e promoção de eventos

(Foto: Reprodução/Gazeta Machadense)
Guto Moreira
17 de outubro de 2021
compartilhe

Através de uma parceria entre prefeitura, Secretaria de Agricultura e produtores, foi inaugurada neste mês de outubro em Machado, no Sul de Minas, a Fruverfam (Associação dos Agricultores Familiares de Frutas Vermelhas).

Localizada próxima ao antigo Parque de Exposições, a sede conta com espaços para reuniões e promoção de eventos, além de câmara fria com capacidade para armazenar 10 toneladas de frutas. Para o presidente da associação, Cleiton Silva, o maior desafio é a mudança de paradigma de finalidades de uma associação.

“Estamos desenvolvendo a criação de uma central de negócios, onde todos terão participação efetiva em parte do processo. A construção de empreendimento associativo requer empenho, participação e entendimento dos envolvidos em todas as etapas do processo”, finaliza.

ATeg Frutas Vermelhas

Vinte e seis produtores de frutas vermelhas de Machado também comemoraram um ano do programa ATeG Frutas Vermelhas (Assistência Técnica e Gerencial), da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais.  Para o técnico da ATeG, Fernando Lima, o consórcio realizado com a Fruverfam possibilita a comercialização da produção para mercados maiores.

“Também garante a rentabilidade e a compra de insumos em grupo e impacta o custo de produção gerando economia em decorrência do volume comprado. A Associação está bem estruturada e tem auxiliado os produtores de frutas vermelhas”, disse Fernando.

(Foto: Reprodução/Gazeta Machadense)

Produção

A geada ocorrida em julho não afetou as lavouras de frutas vermelhas no município. O problema foi a produção da safra anterior.

“Esses produtores contabilizaram prejuízos com a queima de frutos e flores, mas não atrapalhou a produtividade. Com a poda adequada, novos brotos sugiram e a produtividade surgiu perfeita”, conclui o técnico da ATeG.

 

compartilhe