A iniciativa, pioneira na região, busca incentivar e fomentar a agricultura familiar, o protagonismo da mulher rural e os trabalhos artesanais
Um projeto de extensão da Universidade Federal de Lavras (UFLA) busca estimular o cooperativismo solidário e o desenvolvimento do Turismo Rural para dar visibilidade ao trabalho das mulheres agricultoras e empreendedoras de Perdões, no Sul de Minas.
Através da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (Incubacoop/UFLA), ações têm sido desenvolvidas para oferecer suporte à Associação de Mulheres Agricultoras do município (Amagri), que reúne 35 mulheres, agricultoras familiares e/ou artesãs. O objetivo do projeto é desenvolver tecnologias sociais voltadas para a economia solidária, com base no modelo de gestão social e em metodologias participativas.
A iniciativa é pioneira na região e busca incentivar e fomentar a agricultura familiar, o protagonismo da mulher rural e os trabalhos artesanais, possibilitando relações que fortaleçam e incentivem a família que depende do trabalho do campo.
(Foto: UFLA)
Criada em maio de 2017, a associação trabalha com a produção natural e sustentável de produtos como frutas, hortaliças, café, ovo, geleias e doces. O projeto com a Amagri conta com apoio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais, da Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais), da Prefeitura de Perdões, do Mundo Cênico (Perdões) e do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).