Produção anual da fazenda em Alpinópolis é destinada ao comércio regional
Na zona rural de Alpinópolis, sul de Minas Gerais, dois irmãos jamais imaginavam que o plantio de uva renderia tanto. Agnaldo e Nivaldo Cruz Gonçalves iniciaram o plantio da espécie Niágara em 2003 e hoje colhem, em média, 35 toneladas por ano.
A fruta conhecida popularmente como uva rústica rosada comum de mesa é originária dos Estados Unidos. São cerca de 3,3 mil unidades produzindo frutos, sendo 10%, da variedade Vitória, sem semente.
Em Minas, o pai, natural de Jales (SP), comprou uma gleba de dois alqueires e fez uma horta de verduras e legumes, mas o desejo era se tornar viticultor. Assim que faleceu, há sete anos, os filhos mergulharam no ramo das parreiras.
A produção foi aumentando e a partir daí criaram a marca Irmãos Gonçalves. Nas safras de junho e dezembro, as 35 toneladas de uvas são vendidas para a prefeitura de Alpinópolis, comércio local, cidades mais próximas e vendedores ambulantes, principalmente do município de Passos. Com as sobras, fabricam vinho artesanal para consumo próprio da família ou para presentear amigos.