Objetivo da publicação é ajudar consumidores a identificar características que mostrem a qualidade do produto
A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) publicou, recentemente, a cartilha “Mel e outros Produtos da Colmeia”. O material conta com informações que ajudam o consumidor a identificar se o mel é puro, se possui os nutrientes preservados, além de outras características importantes.
A ideia de criar a cartilha nasceu na Câmara Técnica Setorial do mel e Produtos de Abelha. O material foi feito pela Seapa em parceria com o IMA (Instituto Mineiro de Agropecuária), a Federação Mineira de Apicultura (Femap) e a Cooperativa Nacional de Apicultura (Conap).
De acordo com a Senap, além de esclarecer dúvidas e auxiliar os consumidores na escolha dos produtos apícolas, o objetivo é ajudar no reconhecimento de fraudes e garantir o consumo de produtos genuínos e saudáveis.
O objetivo é informar, tirar dúvidas e auxiliar os consumidores no conhecimento dos produtos apícolas, de forma a reconhecer fraudes e garantir o consumo de alimentos genuínos e saudáveis. “Estudos da Universidade Estadual Paulista (Unesp) mostram que mais de 30% do mels produzido no país é adulterado. Nesta cartilha, disponibilizamos informações para que o consumidor saiba identificar o mel puro do falsificado, evitando os prejuízos tanto para quem compra quanto para a cadeia produtiva”, explica Frederico Ozanan, assessor técnico especial da Seapa.
A cartilha está disponível para download gratuito. Para acessar, clique AQUI.