Provas foram realizadas no Instituto Federal do Sul de Minas – Campus Machado
A Coopama (Cooperativa Agrária de Machado) realizou a cerimônia de premiação dos finalistas do 9º Concurso de Cafés Especiais na categoria natural. Após um ano sem o evento devido a pandemia de Covid-19, o concurso tem o objetivo de valorizar os cafeicultores, estimulando a adoção de boas práticas, promover a sustentabilidade no campo e colocar os cafés especiais no mercado nacional e internacional.
As provas foram realizadas no Instituto Federal do Sul de Minas campus Machado (IFSuldeMinas), sob a coordenação do professor Leandro Paiva, responsável pela codificação das amostras e análise sensorial dos lotes com provadores Q-graders convidados para a degustação dos cafés. Das amostras enviadas, 50 tiveram pontuação acima de 80 pontos.
“Nós ficamos muito felizes de ver que a pontuação dos cafés premiados variaram de 84 a 88 pontos. São cafés excepcionais, e isso pra Coopama é uma alegria muito grande. O nosso Departamento de Cafés Especiais veio para coroar um trabalho de valorização do café da nossa região”, disse João Emygdio Gonçalves, presidente da Coopama.
Os 10 finalistas trouxeram sabores e aromas peculiares, que irão proporcionar aos futuros consumidores uma experiência única. Confira abaixo os finalistas.
1º colocado = Marcos Luiz Pereira – 88 – Machado
2º colocado = Marcio Reule Batagini – 86,25 – Poço Fundo
3º colocado = Denilson Mezavila Lucas – 86 – Paraguaçu
4º colocado = Ricardo José Rezende – 85,29 – Poço Fundo
5º colocado = Wagner Campos Palmeira Junior – 85,14 – Machado
6º colocado = Gilmarcos Paulino da Costa – 85,11 – Poço Fundo
7º colocado = Sérgio Caixeta Gonçalves – 85,04 – Machado
8º colocado = Ivair Alencar Serafini – 84,64 – Machado
9º colocado = Antonio Benedito da Costa – 84,54 – Poço Fundo
Veja também: Cerimônia de premiação do concurso da Coopama.