Ação busca incentivar população a utilizar áreas públicas cultiváveis em desuso
Para incentivar a implantação de hortas comunitárias em Poços de Caldas, no Sul de Minas, a estudante de Engenharia Ambiental da Universidade Federal de Alfenas (Unifal), Raissa Pereira, decidiu criar um projeto de extensão em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS), e o Instituto Fernando Bonillo.
O projeto é orientado pelo professor Francisco José Cardoso, do Instituto de Ciência e Tecnologia da Unifal. Segundo a estudante, a ação busca incentivar a população a utilizar áreas públicas cultiváveis, encontradas em desuso, para a capacitação e conscientização a respeito do plantio e cultivo de hortas urbanas.
“Essa pesquisa teve início no começo da pandemia, em 2020. Por conta do desemprego e do aumento da insegurança alimentar nutricional, a gente começou a pensar em possibilidades de promover a segurança alimentar”, disse.
Criado em 2017 no município de Pouso Alegre, o Instituto Fernando Bonillo (IFB) é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, que tem como objetivo capacitar e profissionalizar ambientalistas à fim de difundir práticas sustentáveis em defesa do meio ambiente. Nesta perspectiva, desenvolve e fomenta pesquisas, educação ambiental, ações para preservação do meio ambiente, mobilização social, disseminação de uma cultura sustentável, dentre outros fatores que garantirão nosso futuro. O nome é uma homenagem ao Prof. Dr. Fernando Afonso Bonillo Fernandes.